A importância dos pés na estruturação da postura

0

Fernanda Cerveira e Luzimar Teixeira

A estruturação da postura depende de um grande número de reações posturais estático-cinéticas que interagem. Elas combinam movimentos automáticos como ajustes de alterações, reações de equilíbrio e de endireitamento.

A postura e o equilíbrio da estrutura corporal estão assentados nas seguintes bases: a inferior, que são os pés e pernas, e a superior, que é a pelve, também  chamada de flutuante porque depende da inferior para sua estabilidade.

Os pés estão anatomicamente estruturados para atender a dois objetivos fundamentais que são: sustentar/apoiar o peso corporal e locomover, mas é também sobre eles que se obtém a posição ereta e a postura. Os receptores dos músculos dos pés e os receptores de pressão sob a pele têm significativa atuação sobre a regulação da postura. Nesse aspecto, uma alteração na postura ou na coluna vertebral não deve ser visualizada simplesmente como ação de certos grupos musculares mas também o seu significadotem relação com os impulsos recebidos dos receptores da base inferior.

A capacidade dos pés para sustentação e locomoção depende de seus arcos. A modificação dos mesmos altera a posição dos ossos e a função dos músculos, provocando como conseqüência deficiências na postura e na marcha.

As alterações nos pés

As alterações na base inferior são freqüentes, quase sempre adquiridas e geralmente associadas às alterações da coluna vertebral. Excluindo-se modificações ósseas, de causas genéticas ou por acidente, as deficiências dos pés podem ser adquiridas por:  intercorrências na aquisição da postura ereta,   excesso de peso corporal e  calçados inadequados.

As mais freqüentes são:

a)   pé plano

b)  pé cavo

c)   pé varo

d)  pé valgo

e)   hálux valgo (joanete)

f)   formas combinadas

As alterações nos pés aparecem freqüentemente combinadas com as alterações na postura e nas pernas, o que provoca “efeitos em cadeia” sobre a postura e a locomoção. São causas  de dores, geralmente decorrentes da má postura,acentuadas com a atividade física. Essas dores podem se irradiar para pernas, joelhos e região lombar.

Para um desenvolvimento adequado, a estrutura corporal necessita, sistematicamente, de atividades motoras apropriadas para a prevenção de posições incorretas uma vez que as alterações, principalmente da coluna vertebral, estão associadas às intercorrências na aquisição da postura ereta.

Veja os vídeos abaixo:

Leave A Reply


*