Aparelho para gerenciamento do estresse

0

Carlos Roberto Bueno Júnior

http://3.bp.blogspot.com/_IDMyF25CFwg/S_a9xUi9lAI/AAAAAAAAAiA/zeMhCmMtJk0/s1600/2008_estresse1.jpg
Homem muito zangado e estressado

Quem já não se sentiu excessivamente estressado ou ansioso? Apesar da ansiedade e do estresse serem processos benéficos e importantes ao organismo, se permanecem por longos períodos de tempo em níveis elevados, podem gerar uma série de consequências prejudiciais ao corpo humano, as quais resultam na piora da qualidade de vida, no aumento da chance de surgimento das doenças crônicas e no pior prognóstico destas enfermidades.

Isso porque a manutenção em níveis elevados cronicamente do hormônio do estresse (cortisol) leva a uma série de consequências em diversos sistemas orgânicos:

–     Atrofia no hipocampo e déficit de memória e aprendizado;

–    Retenção de sal, favorecendo o surgimento da hipertensão arterial;

–    Imunossupressão, aumentando a chance de infecções (gripes e resfriados, por exemplo);

–    Perda de tecido conectivo e muscular;

–    Osteoporose;

–   Alterações de humor (depressão);

–  Úlceras;

– Distúrbios da fertilidade (mulheres e homens) e irregularidades menstruais;

– Resistência à insulina, favorecendo o surgimento do diabetes;

–  Acúmulo de gordura visceral, aumentando a chance de aparecimento das doenças cardiovasculares;

– Aumento em LDL, o que gera uma maior probabilidade de ocorrência de dislipidemia.

Vistos os malefícios do estresse crônico, você pode estar se perguntando: o que fazer para evitá-los? Além de alimentação saudável, prática regular de atividade física, descanso e sono em quantidades adequadas, e seguir seus objetivos de vida e valores, uma dica interessante é um aparelho para gerenciamento do estresse e da ansiedade – o Relaxing Rhythmus ou Super Bundle Pack. Trata-se de um aparelho de biofeedback da empresa Wild Divine (preço: aproximadamente 300 dólares), no qual sensores presos aos dedos da mão medem a produção de calor, e a variabilidade e a coerência cardíacas, mostrando-as em tempo real ao indivíduo por meio da tela do computador. A partir destes dados, o programa dará instruções (formas de respirar, por exemplo) para o indivíduo obter melhorias nas respostas apresentadas.  É simples de manusear e qualquer indivíduo pode utilizar em si mesmo e/ou em seus familiares, alunos, clientes e pacientes.  Aos profissionais, é uma boa dica para se destacar no mercado de trabalho.

Leave A Reply


*