Asma em Situações Especiais: Bebes

0

Luzimar Teixeira e Clóvis Sousa

Bebes chiadores” refere-se a classificação dada frequentemente a bebes e crianças com manifestações de asma. A pequena dimensão das vias aéreas predispõe à obstrução, principalmente após uma infecção respiratória.

As crianças são mais sujeitas também a desenvolver episódios de chiado não associados a resfriados. Os dois fatores de risco mais comuns nesses casos são as mães que sofrem de asma e as mães fumantes.

As complicações agudas podem ser problemáticas em bebes e crianças, pois é sempre difícil determinar a gravidade da obstrução das vias aéreas.

Bebes e crianças com obstruções importantes das vias aéreas podem apresentar chiados curtos e fracos, alimentar-se com dificuldades e serem menos ativas. Em casos mais graves apresentam pouco chiado, sonolência e batimentos lentos do coração. Nesses casos necessitam de socorro imediato.

É importante lembrar que sintomas respiratórios crônicos na infância podem ser causados por outras doenças.

O controle da asma na infância é a forma mais correta de prevenir o desenvolvimento de um quadro asmático mais sério e prevenir também alterações irreverssíveis nas vias aéreas.

Bebes com problemas pulmonares e dificuldades no crescimento devem ser acompanhadas cuidadosamente

Categories: Asma e Alergias

Leave A Reply


*