Asma: Perguntas e Respostas

0

Luzimar Teixeira e Milena Dutra

ácaro
Ácaro

COMO IDENTIFICAR OS FATORES QUE CAUSAM SINTOMAS E COMO EVITÁ-LOS?  PARTE I

A poeira domiciliar é um acúmulo de matérias vivas ou inertes, como fibras de tecido, restos de alimentos, fragmentos e fezes de baratas, pele humana e animal (descamação) polens, insetos, ácaros, bactérias e fungos. Esse “composto” é o alérgeno mais importante.

Os ácaros são encontrados no pó doméstico e podem provocar dermatites, rinites e asma. Geralmente existe nas residências uma verdadeira “criação” de ácaros, que gostam de “morar” nos carpetes, tapetes de fibras naturais, colchões, travesseiros, roupas de cama, fendas de assoalhos e dos rodapés. Nestes locais eles aninham-se e reproduzem-se com facilidade (uma fêmea pode por até 50 ovos). Vivem de 30 a 35 dias. Alimentam-se de fungos, escamações da pele humana e dos animais domésticos.

A criança é alérgica ao ácaro vivo, morto e suas fezes.

Assim, a casa e o quarto de dormir ideais devem ser mantidos sempre limpos (sem poeira), com poucos objetos no quarto, para não acumular ácaro. A limpeza deve ser feita com pano úmido e água sanitária, se houver mofo (verifique os ambientes com umidade como banheiros ou porões, limpe a bandeja da geladeira e sua parte de trás pois há o acúmulo de mofo e pó). Não use aspirador de pó quando o asmático estiver por perto, pois o aspirador espalha a micropartícula de poeira pelo ar. Seria preciso usar filtros especiais que não são facilmente disponíveis. Se você tem rinite ou asma e vai utilizar um aspirador use uma máscara anti-pó.

Lembre-se de que pelos ou descamação da pele de animais permanecem no ambiente por vários dias, o que causa alergia, portanto o cão e o gato devem ser mantidos fora da casa e principalmente do quarto de dormir.

Dá muito resultado forrar colchões e travesseiros com capas, impermeáveis ao ácaro e que possam ser lavadas sempre.

Categories: Asma e Alergias

Leave A Reply


*