Cerveja para ossos mais fortes!?

0

Marcelo Pereira, Milena Dutra e Luzimar Teixeira

http://rlv.zcache.com/beer_happy_skeleton_button-p145272450279885556t5sj_400.jpg
Esqueleto bebendo cerveja

Quem nunca apreciou um bom copo de cerveja em um dia quente de verão, ou em uma roda de amigos em plena sexta-feira após o expediente de trabalho? Pois, o conhecido “suco de cevada” pode oferecer benefícios à saúde comprovados cientificamente. Um estudo norte-americano publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture sugere que a cerveja é uma fonte de silício, mineral necessário para melhorar a densidade óssea. De acordo com o estudo, o silício é encontrado no grão da cevada e está em maiores quantidades nas cervejas claras. Nas cervejas escuras, devido ao processo de torração do grão, há uma redução na quantidade de silício.

O Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia analisou diversas marcas de cerveja e constatou uma quantidade de silício variável entre 6,4 mg/L e 56,5 mg/L. Entretanto não existem quantidades estabelecidas para o consumo diário de silício, uma vez que esse mineral não é considerado essencial.       Interessante é a pesquisa revelar que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a prevenir, e mesmo combater, a osteoporose; doença que provoca diminuição da densidade óssea aumentando o risco de fraturas.

Porém, antes de abrir a próxima lata é necessário cautela. Apesar de quantidades moderadas de álcool (a cerveja, por exemplo, possui cerca de 5%) mostrarem benefícios em relação à densidade óssea, sabe-se que a ingestão de grandes quantidades de álcool pode causar enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de fraturas.    Além disso, nutricionistas afirmam que o consumo diário de silício para o aumento da densidade mineral óssea não deve ser comparado ao de cálcio e vitamina D.

Obviamente, o estudo afirma que grandes quantidades de álcool não devem ser ingeridas diariamente, devido aos males já conhecidos. Além disso, a pesquisa não recomenda o consumo de álcool como agente terapêutico contra a desmineralização óssea. Mas, da próxima vez em que você abrir uma cerveja na companhia dos amigos já tem algo de positivo para pensar, sabendo que a ciência dos alimentos evolui e nos permite aproveitar os prazeres da boa mesa.

Para maiores informações, acesse:

http://www.healthzone.ca/health/yourhealth/agingwell/article/762782–beer-builds-better-bones-study-finds

http://www.webmd.com/osteoporosis/news/20100208/beer-for-better-bones

Leave A Reply


*