CONDROMALÁCIA
Milena Dutra
Condromalácia rotuliana, é uma afecção do joelho, que provoca amolecimento ou desgaste da cartilagem retro patelar. Este desgaste gera dor e inflamação, provocando desvio lateral da mesma.
Presente na maioria dos casos nas mulheres, devido a fatores de alinhamento ósseo alterado, geralmente associado a uma maior obliquidade femoral maior que nos homens.
Os fatores de desalinhamento podem ser:
Trauma
Imobilização
Patela Alta
Estas alteração provoca aumento na tração da rótula, principalmente levando-a para lateral nas atividades do dia a dia , provocando dor, devido ao aumento da sobrecarga tensional muscular. Num estágio inicial haverá dor na região anterior do joelho, sem inchaço e os pacientes reclamam de dor, principalmente ao subir escadas, levantar da posição sentada e viagem longas em que o joelho fica dobrado, derrame articular e crepitação na flexão/extensão
Patologia também conhecida como joelho do corredor a condromalácia pode ser classificada em graus:
I: Amolecimento da cartilagem
II: Início de fissuras na cartilagem <1,3cm
Os princípios de tratamento são o reforço muscular geral dos estabilizadores do joelho, alongamento dos isquiotibiais, triceps sural, tensor da fáscialata, retináculo ligamentar lateral e principalmente fortalecimeto do vasto medial oblíquo VMO. Para fortalecer o VMO segundo Bose (1980): Os exercícios ´´Extensão de joelho + Rotação externa de coxo femoral + Adução´´devem ser priorizados, com isso o alinhamento da patela no sulco troclear do femur será restabelecido e o mecanismo extensor do joelho será reabilitado.
No entanto também devemos verificar se há pronação excessiva do pé na fase de apóio médio e outras alterações de ordem anatômica de alinhamento do membros inferior,como a flexão excessiva do joelho, a influenciada pelo ângulo de flexão do joelho e pela força de contração do quadríceps, gera um vetor força que aumenta a compressão da patela com relação ao femur, com isso evite fletir o joelho demasiadamente, realize o movimeto de zero graus em extensão até 45, 50, 60 graus de flexão, esta restrição deve ser aplicada é claro em casos de diagnóstico positivo para condromalácia.
Normalmente o indivíduo evolui bem, e se recupera, o ideal para casos mais graves manter 3 meses de reabilitação e realizar os exercícios em casa, por tempo indeterminado, para sempre. Se não funcionar o médico deverá ser consultado para uma possível reavaliação e encaminhamento à cirurgia.
Categories: Músculo Esquelética
Tags: Condromalácia