Educação Física e Massagem – parte III

0

Milena Dutra

http://agrupamentocampomaior.drealentejo.pt/educacao_fisica.jpg
Símbolo representado por uma ginasta em movimento de ponte

Acompanhando esse movimento de utilização da massagem não só para fins terapêuticos, mas também para a melhoria da performance e das condições gerais de saúde, encontra-se uma relação direta com a EducaçãoFísica, já que, em 1939, no Decreto-Lei nº 1.212 de 17 de abril, que cria na Universidade do Brasil, a Escola Nacional de Educação Física e Desportos, a massagem, junto ao treinamento, constava como um curso. Tal curso – Treinamento e Massagem – tinha duração de um ano e possuía em seu currículo várias disciplinas comuns aos cursos Normal e Superior de Educação Física da época. Em 3 de dezembro de 1945, o Decreto-Lei nº 8.270 alterou as disposições do Decreto-Lei anterior. Dentre essas alterações, está a modificação do curso de Treinamento e Massagem apenas para Massagem, tendo duração de um ano.

Podem-se comparar os dois currículos no Quadro 1.

Quadro 1

Diferença entre os currículos de Treinamento e Massagem- Decreto-Lei nº 1.212 de 17 abr. 1939 e Apenas Massagem – Decreto-Lei nº 8.270 de 3 dez. 1945

Treinamento e Massagem Aborda:

Anatomia e fisiologia humanas

Higiene aplicada

Fisioterapia

Socorros de urgência

Metodologia do treinamento desportivo

Organização de educação física e dos desportos

Ginástica rítmica

Educação física geral

Desportos aquáticos

Desportos terrestres individuais

Desportos terrestres coletivos

Desportos de ataque e defesa

Massagem Aborda:

Higiene aplicada

Fisiologia aplicada

Fisioterapia aplicada

Traumatologia desportiva e socorros de urgência

Educação física geral

Desportos aquáticos e náuticos

Desportos terrestres individuais

Desportos terrestres coletivos

Desportos de ataque e defesa

Ginástica rítmica

Porém, somente a partir de 1969, com a Resolução nº 69, que fixa o currículo mínimo para a Educação Física, a massagem deixa de ser componente curricular do processo de formação profissional de Educação Física para se tornar disciplina facultativa. As disciplinas do currículo mínimo estão dispostas no Quadro 2.

Quadro 2

Disciplinas do currículo mínimo de Educação Física segundo a Resolução nº 69, de 1969:

Matérias básicas:

Biologia

Anatomia

Fisiologia

Cinesiologia

Biometria

Higiene

Matérias Profissionais:

Socorros Urgentes

Ginástica

Rítmica

Natação

Atletismo

Recreação

Matérias pedagógicas

Entretanto, com a Lei nº 9.696, de 1° de setembro de 1998, que regulamenta a profissão de Educação Física fora da área escolar, ficam claramente expostas as competências desse profissional, como se segue:

Art. 3° – Compete ao profissional de educação física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividade física e do desporto.

Como se pode observar, a lei não faz menção explícita a nenhum recurso terapêutico como competência ao profissional da Educação Física. Entretanto, na Resolução nº 46/2002, que dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física, suas respectivas competências e seus campos de atuação, consta que “o profissional de educação física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações – ginásticas, […] reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios” (grifo nosso). Isso leva àreflexão sobre a necessidade de implementar disciplinas que dêem subsídios para os profissionais de Educação Física que desejarem trabalhar com esse tipo de intervenção.

E a massagem?

1) O que é massagem para você e para que ela serve?

2) Que importância você atribui à massagem ou ao contato físico na vida das pessoas em geral?

3) Você considera importante disseminar a massagem ou o contato físico entre as pessoas? Como poderia contribuir para que isso ocorresse?

4) Você já fez massagem em alguém e/ou já recebeu massagem alguma vez?

5) Poderia utilizar conhecimentos sobre massagem na prática de sua futura profissão? Como?

6) Você considera importante que o conhecimento da massagem faça parte do currículo de formação em educação física? Por quê?

7) Se houvesse uma disciplina de massagem (optativa ou não) no currículo do curso de educação física, como gostaria que ela fosse ministrada? Coloque também sugestões sobre temas a serem abordados.

Pense um pouco a respeito…. e aplique a massagem para melhora do rendimento esportivo, bem estar e e qualidade de vida de seus alunos.

Categories: Massagem Desportiva

Tags:

Leave A Reply


*