Está com Tendinite?

0

Descubra o que é tendinite e o que fazer neste caso….

Milena Dutra

Os tendões são estruturas fibrosas, com pouca vascularização (recebem pouco aporte sanguíneo), que têm como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. As tendinites podem ser denominadas como a inflamação de algum tendão.

Diversas são as causas que podem gerar um processo inflamatório sobre o tendão. Podemos citar: falta de alongamento e flexibilidade de algum grupo muscular, falta de aquecimento antes de atividades esportivas, excesso de movimentos repetitivos, sobrecarga dos treinamentos, excessivo manuseio de carga e calçado inadequado.

O diagnóstico é realizado através das queixas do atleta/paciente/aluno, o qual refere dor ao movimento. O professor deve avaliar o segmento acometido através da palpação do local da dor e observar presença de calor e rubor (vermelhidão) no local. Vale a pena orientar a realização de exames de ultra-som e/ou ressonância magnética por um especialista médico.

Entre as tendinites mais comuns podemos citar:

Tendinite dos flexores do punho

Conhecida como cotovelo de golfista ou epicondilite medial, acomete os tendões flexores do punho, gera dor na fece medial, interna do cotovelo e piora na pronação do antebraço.

Tendinite dos extensores do punho

Conhecida como cotovelo de tenista ou epicondilite lateral, acomete os tendões extensores do punho, gera dor na face lateral, (de fora) do cotovelo e piora na supinação do antebraço.

http://www.hmbt.org/blog/wp-content/uploads/2010/11/%C3%8Dndice.jpg
Músculos flexores e extensores do punho

As epicondilites podem aparecer em qualquer idade mas é mais comum entre os 40- 50 anos, aparece não só em atletas mas também em trabalhadores que utilizam muito a articulação do cotovelo, cabeleireiros, cozinheiros, pintores etc…. até dona de casa.

Tendinite de Calcâneo (Aquiles)

http://globoesporte.globo.com/platb/files/1038/2010/11/lesao.jpg
Tendão Calcaneo

Também conhecida como tendinite de Aquiles é a lesão inflamatória mais comum entre os corredores e acomete o tendão dos músculos da panturrilha (Tríceps Sural). As dores se localizam na região posterior do calcanhar. Essa lesão pode ocorrer por insuficiência e/ou desequilíbrio muscular da panturrilha, excesso e/ou aumento da carga de treinamento e uso de calçados inadequados para o esporte. Calçados sem elevação do calcanhar podem gerar esse tipo de tendinite.

Tendinite Patelar

http://lh5.ggpht.com/_E-vx-_InlPk/Skfw7PdpNcI/AAAAAAAAAJE/AjLav2nLvz0/clipboard-im-4%5B3%5D.jpg
Tendão Patelar

Lesão conhecida como tendinite do saltador, acometia atletas de vôlei e basquete, porém, nos últimos anos vem aumentando o número de corredores com esse tipo de lesão. Acomete o tendão do músculo anterior da coxa (Quadríceps) e as dores são localizadas bem abaixo do osso patelar. Esse tipo de lesão pode ocorrer por movimentos repetitivos, excesso de treinamento e desequilíbrio dos músculos da coxa. Pode também estar associada com desalinhamento dos membros inferiores como: joelho valgo,
quadris largos (principalmente em mulheres) e pé plano (Chato), que pode gerar um desalinhamento patelar e assim um desarranjo no mecanismo extensor do joelho, evoluindo para condromalácea.

CUIDADO: Não entenda mau, não é que a tendinite evolui para condromalácea, e sim são problemas que podem acontecer concomitantemente principalmente em pessoas que apresentam aumento da obliqüidade femural e desvios angulares do joelho.

Existem inúmeras tendinites…..em outros posts listaremos mais algumas.

É importante realizar fisioterapia, o tratamento tem início cerca de 3 a 7 dias após a consulta e prescrição médica de antiinflamatórios. O Fisioterapeuta inicialmente realiza tratamento analgésico e antiinflamatório com recursos de eletroterapia e após a resolução da dor e do processo inflamatório começa a segunda etapa do tratamento que visa o reequilíbrio muscular (alongamentos e fortalecimentos).

IMPORTANTE: durante a fase de administração da medicação é necessário cessar a atividade que gera dor, ou seja deve-se respeitar um período de repouso relativo sem movimentação da estrutura inflamada por uma semana.

O objetivo geral da reabilitação é corrigir possíveis alterações posturais e passar orientações sobre calçados mais adequados, se necessário. Assim como restaurar a resistência muscular do segmento para que o mesmo suporte as cargas externas e melhor as distribua.

Se você não respeitar estas fases, uma simples tendinite pode evoluir para tendinose, tendinopatia (condição de degeneração do tendão) e até rotura parcial ou total do tendão.

Se este ultimo acontecer, só cirurgia…..

Prevenção: É possível realizar trabalhos preventivos com finalidade de evitar tendinites e outras lesões. O fisioterapeuta e o educador físico tem condições de implantar séries de alongamentos e fortalecimentos de forma periódica, bem como atuar na orientação sobre calçados e correções posturais.

Dica: Se você já apresentou caso anterior de tendinite ou tem dores nas regiões distais dos músculos próximo as articulações, procure um profissional especializado, médico, fisioterapeuta e/ou educador físico para o correto diagnóstico e tratamento, só assim você terá condições de continuar sua pratica esportiva  e atividades diárias com segurança.

Então não esqueça:

– Retire da atividade física do local afetado, pare de realizar o movimento que gere dor por 7 dias, se não conseguir diminua ao máximo.

– Use gelo diariamente por 25´ no local afetado nos primeiros 2 dias

– Não realizar fortalecimento e alongamento durante o processo de reparação ou enquanto tiver dor. Espere o processo inflamatório ceder e procure um profissional para lhe ajudar na reabilitação.

– Respeite o uso de antiinflamatórios (conforme indicação médica)

– Respeite imobilização e em alguns casos a reparação cirúrgica.

– Busque identificar a causa: patologias associadas, mecanismo esportivo, má postura em atividades diárias, lesão por esforço repetitivo etc…..

Cuide-se !!!

Tags:

Leave A Reply


*