Lombalgia e Exercícios de Estabilização

0

Fabiana Guedes, Milena Dutra e Luzimar Teixeira

http://2.bp.blogspot.com/-8C2pp56WxJs/TfkyUtDS5jI/AAAAAAAAADQ/CkuE0a9Mn3E/s1600/lombar.jpg
Homem com dor lombar

A lombalgia crônica pode ser definida como dor persistente por mais de 12 semanas nos níveis lombar e sacral da coluna vertebral. É um importante problema de saúde pública presente em todas as nações industrializadas (ROZEMBERG, 2008).

A prevalência na população geral é acima de 50%, e estima-se que 70% das pessoas em todo mundo serão acometidos pelo menos uma vez na vida com um episódio de dor lombar (LAWRENCE, 2006).

Um dos principais fatores da dor lombar é a fraqueza da musculatura do tronco. Esta condição pode estar associada ao sedentarismo como conseqüente hipotrofia dos músculos paravertebrais e as alterações do controle motor. Além disto, os músculos profundos do tronco, multifidios  e transverso do abdome são preferencialmente afetados na presença de lombalgia, dor lombar crônica e instabilidade lombar (BARR, 2005).

Estudos mostram que exercícios de estabilização segmentar lombar, ensinam ao aluno a recrutar esta musculatura profinda, isoladamente da musculatura superficial, a qual concomitantemente a alongamento paravertebral e dos isquiotibiais, e fortalecimento dos músculos superficiais lombares e paravertebrais são eficazes na diminuição da dor e melhora na capacidade funcional de pacientes com lombalgia. Essas são medidas importantes a serem levadas em consideração ao elaborar um protocolo de exercícios físicos para este tipo de aluno.

Atenção: uma avaliação completa realizada por um médico especialista faz-se necessário, o tratamento isolado do sintoma de lombalgia apenas não é satisfatório. Investigue a causa da sua dor, pois inúmeras possibilidades podem ser notáveis, por exemplo: hérnia de disco, espondilolistese, hipotrofia muscular e alterações posturais etc…

Faça um Rx e uma ressonancia. E somente após o disgnóstico pré estabelecido volte a prática específica de atividade física para estabilizar seu problema.

O exercício para estabilidade da coluna denominada estabilização segmentar vertebral surgiu através da contribuição de inúmeros pesquisadores australianos, Gwen Jull, Paul Hodges, Carolyn Richardson, Julies Hides- 1999.  Aprenda um pouco mais sobre a aplicação da técnica na aula de terapia manual do curso de Atividade Física Adaptada e Saúde e acesse a pasta de estabilização segmentar no banco de texto para se familiarizar com o assunto.

Referências:

ROZEMBERH S.Chronic low back pain:definition and treatment.Rev Prat 2008;feb 15;58(3):265-72.

LAWRENCE JP, GREENE HS, GRAUNER JN.Back pain in athletes.J AM Acad Orthop Surg 2006;14(13) 726-35.

BARR KP, GRIGGS  M, CABDY T.Lumbar  Stabilization: core concepts and current literature, parte1.Am J Phys Med Rehabil 2005 Jun; 84(6):473-80

Tags:

Leave A Reply


*