QUE TIPO DE ATIVIDADES FÍSICAS VOCÊ DEVE ESCOLHER ?

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Bruno Zwarg

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Mulher praticando natação, jovem ciclista e homem jogando tênis

A saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não somente a ausência  de doenças ou enfermidades. Essa é a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Saúde e aptidão física andam lado a lado, para manter a ausência de doenças e incapacidade física, você precisa fazer um pequeno investimento de alguns minutos semanais realizando exercícios físicos.

A inatividade, a dieta rica em gordura, o estresse elevado, o abuso de álcool e drogas, o tabagismo são fatores que contribuem para doenças tais como osteoporose, diabetes, cirrose, hipertensão, obesidade, derrame, etc…

Verifique com seu professor/treinador qual o treino ideal para a sua faixa etária. Se você é uma pessoa sedentária, o educador físico o ajudará a encontrar um programa adequado às suas necessidades e condições físicas.

Você pode ser submetido a um teste de condicionamento físico (Esse teste é realizado em algumas academias), a fim de determinar suas reais capacidades e identificar seus potenciais riscos.

Se sua capacidade cardiovascular não é digamos “um motor 16V”, são várias as atividades para melhorá-la como caminhar, pedalar, nadar, pular corda, assim como a prática de atividades esportivas.

A musculação pode fazer parte de seu programa de exercícios regulares, desde que seja bem planejada.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR ?

Ao escolher um programa de exercícios, tenha em mente alguns fatores:

  • Seu estado de saúde e suas capacidades físicas;
  • Você é sociável ? Veja seus interesses, pois em alguns horários uma academia parece uma feira de tão cheia;
  • Localidade. Saiba em que academia estará entrando, veja se há profissionais credenciados e legalizados;
  • Seu programa de exercícios deve ser divertido, prazeroso e não cansativo. Deverá ser recompensador para estimulá-lo a continuar seu programa fielmente;
  • Para seu conforto compre calçados adequados e apropriados à atividade;

Seja qual for a sua escolha de atividade física, lembre-se:

Todo exercício deve ser iniciado com um aquecimento. Isso ajudará a reduzir o risco de lesões durante as atividades mais vigorosas. Depois do aquecimento comece o período de condicionamento. Se você exercitar-se regularmente, estará apto a aumentar a intensidade e duração de atividades gradualmente. Ao terminar seu programa, não saia correndo desesperado, você também deve se recuperar em poucos minutos para não se sentir exausto pelo resto do dia. Uma caminhada e um alongamento vão muito bem.

E depois que começar os exercícios não pare! Não faça desse período apenas uma moda. Isso é um hábito a ser explorado por todos pelo resto de suas vidas. Se você para de se exercitar, pode ter certeza de que seus efeitos benéficos irão ser engolidos pelo sedentarismo gradativamente.

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